colnmeia

Colmeia: O melhor dos blogs

domingo, 10 de junho de 2012

VALE DO CAPÃO - CHAPADA DIAMANTINA

> Informações
ESTA É A CACHOEIRA DA FUMAÇA, A MAIS ALTA DO BRASIL
No centro da Bahia, a natureza esculpiu um dos recantos mais belos do planeta. São cânions, cachoeiras, riachos, corredeiras, grutas, cavernas e vales espalhados numa área de 153 mil hectares. Um cenário que deslumbra milhares de visitantes de todas as partes do mundo. O Vale do Capão é formado por montanhas que fazem parte do Parque e, desta forma, nasce uma comunidade que, isolada pela natureza do lugar, é o melhor ponto de partida para quem quer conhecer as belezas e os  segredos da região. Daqui partem as trilhas para paisagens inacreditáveis, como a lendária Cachoeira da Fumaça, o Vale do Pati, o Gerais do Vieira, Morrão, Águas Claras e Lençois.
 
A diferença do Capão para os outros locais da Chapada Diamantina está no conceito que foi desenvolvido há mais de 20 anos. O lugarejo já teve o garimpo como sua principal atividade, assim como o restante da Chapada. Os garimpeiros se aventuravam pelas serras, riachos, rios e tocas à procura de diamantes. Com a chegada dos alternativos, ainda embalados pelo sonho dos anos 70, a vida no Capão mudou completamente.
Ao contrário dos garimpeiros, que buscavam a concentração de riquezas, as comunidades alternativas não queriam extrair nada do lugar, e sim somar.  Vale do Capão pertence ao Município de Palmeiras. 
Além de um contato intenso com a natureza, quem conhece o Vale do Capão, não deixa de se encantar com a simplicidade e a autenticidade dos seus habitantes, do seu coral, da sua escola de circo, da sua feira, do forró na vila e das suas belezas naturais. Não por acaso, várias comunidades alternativas se instalaram no Vale nos últimos anos, atraindo gente de todo o mundo, pessoas interessadas em conviver harmoniosamente com a natureza e com o seu próximo. O Vale do Capão por um lado é formado pela Serra do Candombá e por outro pela Serra da Larguinha, onde fica o Morro Branco.
  
O lugar detém famosíssimos paraísos ecológicos, como o Silêncio dos Gerais, a correnteza do Rio Preto, o imponente Morrão e o abismo onde caem as águas da Cachoeira da Fumaça – a mais alta do Brasil. Um dos passeios mais cogitados entre os visitantes é o ecoturismo, garantido pelas belezas que acompanham as famosas caminhadas. Elas podem ser feitas por trilhas mais longas, como a que segue do Vale até Lençóis, ou as mais curtas, a exemplo das que ligam pontos turísticos e algumas comunidades.  
SEMPRE QUE POSSO VOU AO CAPÃO CURTIR UM POUCO ESTA BELA NATUREZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário